Nossas Especialidades!

Catarata

A cirurgia de catarata traz de volta a alegria no olhos

Com passar dos anos nossa visão vai ficando esfumaçada devido a formação da catarata que é a opacificação do cristalino, processo natural do envelhecimento. Entretanto, a medicina possibilita a recuperação da visão transparente, através da moderna cirurgia de catarata (facoemulsificação) é possível remover a catarata e implantar uma lente intraocular através de microincisão. Através de equipamentos de ponta pode-se individualizar o tratamento com implante de lentes premium e obter excelência em qualidade visual. Converse com nossos oftalmologistas sobre a melhor opção para você.

Córnea

As doenças mais comuns que afetam os olhos são os erros refracionais, popularmente chamados de grau (miopia, astigmatismo e hipermetropia).

Apesar de serem provocados por alterações no formato do globo ocular é possível tratar a córnea eliminar a necessidade do uso de óculos através da cirurgia refrativa. Após exames específicos verifica-se a possibilidade da cirurgia através da aplicação de laser ou implante de lentes.
Ceratocone: doença que provoca deformidade da estrutura corneana levando a distorção visual, no inicio o uso de óculos permite boa visão, mas com o passar do tempo são necessários lentes de contato especiais e em casos mais avançados o transplante de córnea é a única opção. Atualmente o tratamento com crosslink permite estabilizar a doença e evitar a progressão.

Glaucoma

O glaucoma é uma das doenças oculares que mais assusta

Devido ao grande número de pessoas cegas por essa doença. Cerca de um milhão de brasileiros tem glaucoma. Infelizmente é comum ser diagnosticado tardiamente (quando já existe alguma perda da visão). O glaucoma não provoca sintomas e isso permite o agravamento da doença sem que a pessoa perceba. O nervo óptico é responsável por levar as imagens da retina ao cérebro, no glaucoma ocorre um enfraquecimento progressivo e constante do nervo óptico, que se não tratado a tempo leva a cegueira irreversível. A pressão ocular aumentada é a principal causa da doença, mas não se pode fazer diagnostico baseado apenas na pressão ocular, são necessários vários exames para confirmar a patologia. O tratamento geralmente é feito com uso de colírios; nos casos mais graves é indicado cirurgia.

Lentes

Uma avaliação de rotina a cada ano se faz necessária para verificar se as lentes não estão provocando nenhum tipo de alteração no olho, mesmo que sejam leves e pouco perceptíveis

Na anamnese do usuário de lentes, o oftalmologista conseguirá ver se o paciente descarta suas lentes corretamente, se usa as horas recomendadas, se lava as lentes corretamente, e o estojo.

Investiga-se também, presença de sintomas: Se o paciente sente coceira, secreção, lacrimejamento, ardor, se tem olho vermelho, visão turva, sensação de cisco, etc….

A cada retorno, além da anamnese o oftalmologista irá avaliar:

  • Os olhos do paciente e as lentes nos olhos : Posicionamento, mobilidade, o piscar, presença de edema, novos vasos e exame detalhado na lâmpada de fenda.
  • Qualidade da visão (visão/sobre-refração…)
  • Avaliação da córnea, das pálpebras, da parte interna das pálpebras, da lágrima entre outras avaliações.

Retina

A retina é a camada mais interna dos olhos, responsável pela visão

As patologias que afetam essa parte do olho são sempre de tratamento urgente, pois a geralmente as sequelas da retina são irreversíveis. Abaixo as principais doenças da retina:
diabetes: o diabetes é uma das principais causas de cegueira no mundo. A evolução lenta da doença associada a falta de informação colabora para que as pessoas somente procurem ajuda médica quando a visão já está muito prejudicada e de difícil tratamento. O diabetes afeta os vasos sanguíneos, tornando-os frágeis, permitindo rupturas e extravasamento, isso causa na retina: edema (inchaço) e hemorragias que turvam a visão e levam a perda total se não tratada. atualmente a cegueira se dá pela falta de tratamento. A base do tratamento atual é a aplicação de laser, em casos mais severos opta-se por cirurgias. Recentes pesquisas apontam para o uso de medicações intraoculares (Lucentis® e Avastin®) como um grande aliado.

Degeneração macular: doença tipica da 3ª idade, provoca uma lesão no fundo do olho que leva a distorção da visão, existem 2 tipos: seca e exsudativa. A tipo seca tem uma evolução lenta, pode levar a perda da visão central, mas demora muito tempo para isso, infelizmente não tem tratamento. A lesão do tipo exsudativa é muito agressiva, pode levar a cegueira funcional em meses. Possui tratamento que deve ser iniciado o mais breve possível, para que a sequela seja a menor possível. Tratamento através de medicações intraoculares altamente especializadas.

Descolamento de retina: quando a retina se desprende do olho, leva cegueira se não tratada a tempo, somente através da cirurgia pode- se recuperar a visão. Existem vários tipos de cirurgias, como por exemplo: vitrectomia, retinopexia, fotocoagulação etc.

Cirurgia Estética

A cirurgia estética ocular realiza procedimentos voltados para melhorar a aparência estética dos olhos e das estruturas ao redor dos olhos.

Esses procedimentos são geralmente considerados estéticos e não são essenciais para a saúde ou função visual, visam melhorar a aparência e a autoestima do paciente.

Algumas das principais intervenções realizadas por um oftalmologista especializado em cirurgia estética ocular incluem: