Informação é a chave da prevenção

Retina

A retina é a camada mais interna dos olhos, responsável pela visão, as patologias que afetam essa parte do olho são sempre de tratamento urgente, pois a geralmente as sequelas da retina são irreversiveis. Abaixo as principais doenças da retina:
diabetes: o diabetes é uma das principais causas de cegueira no mundo. A evolução lenta da doença associada a falta de informação colabora para que as pessoas somente procurem ajuda médica quando a visão já está muito prejudicada e de difícil tratamento. O diabetes afeta os vasos sanguineos, tornando-os frágeis, permitindo rupturas e extravasamento, isso causa na retina:  edema (inchaço) e hemorragias que turvam a visão e levam a perda total se não tratada. atualmente a cegueira se dá pela falta de tratamento. A base do tratamento atual é a aplicação de laser, em casos mais severos opta-se por cirurgias. Recentes pesquisas apontam para o uso de medicações intraoculares (Lucentis® e Avastin®) como um grande aliado.

Degeneração macular:  doença tipica da 3ª idade, provoca uma lesão no fundo do olho que leva a distorção da visão, existem 2 tipos: seca e exsudativa. A tipo seca tem uma evolução lenta, pode levar a perda da visão central, mas demora muito tempo para isso, infelizmente não tem tratamento. A lesão do tipo exsudativa é muito agressiva, pode levar a cegueira funcional em meses. Possui tratamento que deve ser iniciado o mais breve possivel, para que  a sequela seja a menor possivel. Tratamento através de medicações intraoculares altamente especializadas.

Descolamento de retina:  quando a retina se desprende do olho, leva cegueira se não tratada a tempo, somente através da cirurgia pode- se recuperar a visão. Existem vários tipos de cirurgias, como por exemplo: vitrectomia, retinopexia, fotocoagulação etc.